Odisseia de Literatura Fantástica

Eu, Cesar Alcázar e Christopher Kastensmidt no final de 2011 tivemos a ideia de realizar um evento literário em Porto Alegre que privilegiasse escritores, editoras e leitores fãs de fantasia, horror, aventura e ficção científica. Concretizamos nossas projeções ao lançar, em nossa cidade, a Odisseia de Literatura Fantástica em maio de 2012, objetivando solidificar o cenário Fantástico Brasileiro. A Argonautas Editora e A Bandeira do Elefante e da Arara se uniram nesse projeto de incentivo à leitura e à produção literária.

A abertura da primeira edição do evento contou com o historiador César Augusto Barcellos Guazzelli falando sobre Simões Lopes Neto. Em 2013 foi a vez da pesquisadora e professora Regina Zilberman retratar a literatura fantástica infanto-juvenil e, em 2014, tivemos a presença do escritor e cineasta Tabajara Ruas, que palestrou a respeito do cultuado autor H. P. Lovecraft. Nas edições de 2013 e 2014, o apoio e a dedicação dos escritores Nikelen Witter e Christian David foram essenciais na organização do evento, assim como o de Artur Vecchi que começou a participar conosco da organização, a partir de 2015. Neste mesmo ano, o evento foi aberto por Roberto de Sousa Causo que palestrou sobre os autores e o fandom brasileiro.

Passamos por um hiato de 2 anos até retornar com a Odisseia em 2018. Abrimos com uma homenagem póstuma para personalidades do fantástico brasileiro: Douglas Quinta Reis, Mustafá Ali Kanso e Max Mallmann. Também entregamos o Troféu Odisseia que foi uma premiação pelo conjunto da obra referente ao trabalho de três décadas na área do fantástico para a escritora Simone Saueressig. Em todas as edições tivemos bate-papos discutindo sobre obras, autores, gêneros literários e apresentando a produção nacional fantástica para o público leitor. Abrimos espaço para a venda de livros de editoras que investem em autores nacionais.

Na edição de 2019, organizada por Duda Falcão e Artur Vecchi, estiveram presentes mais de 40 autores nas mesas de bate-papos. A novidade  ficou por conta do primeiro Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica organizado por Duda Falcão e Christian David. Foram concedidos troféus para os vencedores em sete categorias divididas entre os gêneros fantasia, ficção científica e horror.

http://odisseiafantastica.com.br/

Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 03

VENCEDORES:

Narrativa Longa Literatura Juvenil

Ana Lúcia Merege – Orlando e o escudo da coragem – Editora Draco.

Narrativa Longa Horror

Carolina Mancini – Nihil – Editora Estronho.

Narrativa Curta Horror

Isabor Quintiere – Madres – Editora Escaleras.

Narrativa Longa Ficção Científica

Ricardo Labuto Gondim – Corrosão – Editora Caligari.

Narrativa Curta Ficção Científica

Saulo Adami – A invasão dos macacos – Editora DTX.

Narrativa Longa Fantasia

Paola Siviero – O auto da maga Josefa – Dame Blanche.

Narrativa Curta Fantasia

Gabriel Cianeto – Oceano sorvete de uva – Editora Multifoco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s