Tu, Frankenstein

Durante a Feira do Livro de Porto Alegre nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, fui curador do evento Tu, Frankenstein

O desafio proposto por Lord Byron aos seus convidados, Percy Shelley, Mary Shelley, John Polidori e Claire Clermont, em 1816, inspirou o Tu, Frankenstein que ocorreu em terras gaúchas. Durante dois dias, em cada edição, diversos autores foram convidados para participar de bate-papos sobre literatura e de uma residência literária na qual deveriam produzir um conto de gelar a espinha, de horror, mistério ou suspense.

A produção literária de duas dessas edições podem ser conferidas nos livros Tu, Frankenstein II e III da Editora Besouro Box com meu auxílio na organização das obras.

Em 2013 e 2014 o confinamento dos autores teve como cenário a inspiradora Biblioteca Pública de Porto Alegre. Já em 2015 e 2016 o magnífico Theatro São Pedro serviu como pano de fundo para os autores.

Alguns dos escritores que se aventuraram nesses desafios: Braulio Tavares, Carlos André Moreira, Carlos Patati, Celly Borges, Cesar Alcázar, Christopher Kastensmidt, Federico Andahazi, Felipe Castilho, Guilherme da Silva Braga, Gustavo Nielsen, João Pedro Fleck, Gard Sveen, Leena Lehtolainen, Felipe Guerra, Marcelo Amado, Max Mallmann, Sean Branney, Simone Saueressig, Marcelo Costa, Fernando de Abreu Barreto, André Cordenonsi, Catharina Ingelman-Sundberg, Christian David, Manel Loureiro, Marcelo Almeida, Mouzar benedito, Nikelen Witter, Nikolaj Frobenius, Rodrigo de Oliveira, Vera Carvalho Assumpção, José Francisco Botelho, Gustavo Melo Czekster e Duda Falcão.

Também tivemos a participação de ilustradores como Carlos Ferreira, Walter Pax, Eduardo Monteiro e Macus Vinícius Rocha.

O Tu, Frankenstein é uma ideia da Câmara Riograndense do Livro encabeçada por Jussara Rodrigues e executada por um grupo incrível de pessoas como Sandra La Porta, Thaís Lemos Leite e Marco Cena. Um verdadeiro trabalho em equipe para valorizar a literatura, autores, leitores e o universo do livro.

Capa Tu Frankenstein II  Capa Tu Frankenstein III

Confira o link com a reportagem, fotografias e o vídeo realizado pela Agência RBS  / ZH sobre o Tu, Frankenstein: “Escritores passam a noite no Theatro São Pedro escrevendo histórias de terror”.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/11/escritores-passam-a-noite-produzindo-contos-de-terror-no-theatro-sao-pedro-4897232.html

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/escritores-se-reunem-de-madrugada-para-criar-conto-de-suspense-no-rs.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/11/escritores-produzem-contos-de-terror-em-biblioteca-publica-de-porto-alegre.html

http://wp.clicrbs.com.br/mundolivro/2013/11/12/eles-e-o-frankenstein/?topo=13,1,1,,,13

Para adquirir os livros entre em contato com a Besouro Box Edições:

http://www.besourobox.com/pd-20477e-tu-frankenstein-ii.html

Fotografia: Carlos Macedo

Anúncios

Uma resposta em “Tu, Frankenstein

  1. Pingback: Treze, a antologia fantástica de Duda Falcão - NotaTerapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s